DANÇA DO VENTRE TIPOS

11-10-2010 02:05

 

TIPOS DE DANÇA DO VENTRE MAIS CONHECIDOS

 

 


Bengala (Raks El Assaya).
As mulheres se apresentam usando bengalas ou bastões e demonstram toda sua habilidade girando o bastão de várias formas sempre com muito charme e delicadeza.
O traje mais adequado é o vestido folgado na cintura com um cinto bordado ou de medalhas. Adereços de medalhas para a cabeça também são muito bem vindos.
O ritmo usado é o Said.


Baladi
Dança com caracteristicas da terra, dança com trajes tradicionais ou um traje especial do tipo árabe antigo.


Candelabro
Dança tradicional apresentada na maioria dos casamentos egípcios, pois a bailarina conduz o cortejo dos noivos levando um candelabro à cabeça iluminando a caminho do casal de noivos e trazendo a eles felicidade. É uma dança de origem grega.
Para essa dança também são usados longos vestidos largos parecidos com túnicas. O candelabro deve ser específico para a dança, tendo assim o apoio adequado para a cabeça da bailarina.
O ritmo usado deve ser lento.


Dabke
Dança folclorica em que a dançarina faz movimentos marcados com os pés, utilizando passos especiais, normalmente ela é acompanhada de um homem.


Duff
Instrumento também de percussão árabe. Dança-se com ele em uma das mãos, fazendo marcações em tempos musicais, bem parecido com aquelas danças típicas ciganas.


Espada.
Conta-se a lenda que a dança da espada começou, quando os ferreiros fabricantes de espadas, para comercializar suas espadas nas feiras, colocavam suas filhas para dançar com a espada na cabeça, fazendo com o que, os sultões ao passar vissem que a espada era de ótima qualidade, e ainda tinham a esperança de que suas filhas fossem escolhidas pelos sultões para os haréns.
Hoje em dia, dança-se usando um ritmo lento equilibrando a espada sobre a cabeça, as pernas, o busto, apoiando-a na roupa de dança e alguns outros movimentos que devem ser realizados com delicadeza.


Flores
Dança pouco utilizada, em que a dançarina dança com uma cesta de flores em que ela ofereçe para o público. Caso seje utilizada, normalmente é a primeira dança de um espetáculo ou apresentação, devido as boas vindas simbolicas ao entregar a flor.


Khalij ou Khaleege
É uma dança feminina do Golfo Pérsico, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Quatar e Oman.
Como nesta dança a bailarina usa um vestido muito largo e longo, ricamente bordado. Os movimentos utilizados são basicamente de cabeça, braços, ombros e os pés que têm um trabalho muito simples nessa dança.
O ritmo usado é o soudi ou saudita.


Melea Laff
É uma dança típica egípcia e não propriamente folclóre, pois retrata o dia-a-dia das mulheres desta região.
Nos anos 40, era comum as mulheres usarem um lenço preto, de tecido grosso, enrolado ao corpo, que servia para protegê-las dos olhares dos homens, cobrindo assim seus vestidos muito leves. Em ocasiões festivas, ao dançar elas brincavam com esse lenço, com movimentos suaves enquanto mostravam e tornavam a cobrir o corpo, fazendo disso uma sutil forma de sedução.
Essa dança acabou sendo levada aos palcos, na década de 60, por Mahmmoud Reda, adequando os trajes com a utilização de vestidos brilhantes.
Há uma diferenciação entre o Melea Laff dançado no Cairo e o dançado em Alexandria.
Como as mulheres do Cairo são mais liberais isso torna sua dança mais livre, gira-se o lenço no alto, coloca-se amarrado no quadril, etc, enquanto que as mulheres de Alexandria, trabalham o lenço com mais delicadeza e costumam ser mais discretas.
A entrada em cena costuma ser sempre com o lenço enrolado ao corpo marcando a silhueta.
Usam-se músicas atuais, bem graciosas e alegres.


Milaya Leff
Dança do suburbio do Cairo, folclorica também, com melodia especial e traje especial para a dança. O mais divertido é ouvir as dançarinas se comunicando em Árabe.


Punhal
Dança em que a dançarina utiliza um punhal que pode ser ao som de melodias tanto lentas quando mais alegres. Geralmente o punhal localizado em partes especificas do corpo tem algum significado que é passado ao publico.


Serpente
A dançarina fica acompanhada de uma linda serpente, em que esta fica no corpo da dançarina, dançando juntas. É utilizado melodias lentas e suaves lembrando o antigo egito.


Sete véus
Esta dança desperta sempre a curiosidade das pessoas. Apesar de não existir comprovação da sua existência, muitas dançarinas fazem suas próprias interpretações para ela.
Uma das versões para explicar o surgimento dessa dança diz que Salomé teria sido a primeira a praticá-la tendo dançado para o Rei Herodes, marido de sua mãe, em troca da vida de São João Baptista. Essa história é bastante conhecida, mas, não tem nenhuma comprovação de qual seria, verdadeiramente, a dança realizada por Salomé.
Outra versão é a história mitológica de Ishtar ou Astarte, deusa cultuada na antiga Babilônia. Tamuz, seu amado teria perdido a vida e levado para o reino de Hades, o submundo, e Ishtar por amor, resolveu ir também para o reino de Hades. Determinada Ishtar atravessou os sete portais de submundo, e em cada portal deixou um de seus pertences: um véu ou uma jóia. O véu representaria o que ocultamos dos outros e de nós mesmos. Ao deixar os véus Ishtar revela sua verdade e consegue unir-se a Tamuz.
Ou seja cada bailarina pode criar sua própria interpretação baseando-se nessas histórias, desde que o faça com muito bom senso tomando o cuidado de não tornar sua dança vulgar, o que desprestigiaria qualquer bailarina.


Snuj
A dançarina utiliza os snujs nas mãos tocando-os no mesmo ritimo da música que geralmente é bem alegre, mas também pode ser utilizado em melodias mais suaves.


Solos de Derbake
A dançarina não utiliza acessórios. Ela dança ao ritimo de um belo solo de percussão árabe com muitos derbakes e afloreios.


Véu
A dançarina utiliza um véu, normalmente ao som de melodias mais suaves, o véu entra em harmonia com a dançarina em que os dois dançam juntamente tornando-os um só.


Véu Duplo
A dançarinha utiliza 2 véus para a dança, também é normalmente utilizada melodias lentas e suaves.


Taças
Dança de origem egípcia, a dançarina dança ao som de musicas suaves com toques do oriente e egipcio. As taças são movimentadas com as mãos e pulsos.


Turibulo
Uma dança em que a dançarina utiliza um turibulo para purificar um ambiente afastando as más energias. Melodias lentas e roupa tradicional